Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Economia em foco

Comitê de Política Monetária Anuncia Novo Corte na Taxa Selic

Imagem de destaque da notícia
sede do banco central do brasil em brasilia imagem da internet

Em uma movimentação recente que marca a continuidade da tendência de flexibilização monetária, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil decidiu por um corte adicional na taxa Selic. A redução foi de 0,25 ponto percentual, estabelecendo a nova taxa em 10,50% ao ano. Esta decisão, que não foi consensual entre os membros do comitê, representa a sétima diminuição consecutiva da taxa, alcançando o menor nível desde fevereiro de 2022.

A decisão de cortar a taxa em um ritmo mais moderado do que o previsto reflete uma abordagem cautelosa do Copom diante de um cenário econômico global incerto e desafiador. A equipe liderada pelo presidente Roberto Campos Neto, junto com outros diretores, optou pela redução mais conservadora de 0,25 ponto percentual, enquanto uma facção do comitê defendia um corte mais agressivo de 0,50 ponto percentual.

O Copom destacou que o ambiente externo apresenta maior adversidade, influenciado pela incerteza persistente relacionada ao início da flexibilização da política monetária nos Estados Unidos e à velocidade da queda sustentada da inflação em várias nações. No cenário doméstico, o comitê observou um dinamismo surpreendente nos indicadores de atividade econômica e no mercado de trabalho, contrastando com uma desinflação contínua no índice de preços ao consumidor.

A decisão do Copom enfatiza a importância de manter a serenidade e a moderação na condução da política monetária, considerando tanto os riscos inflacionários globais quanto as expectativas de inflação desancoradas.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis