Órgãos Prisionais e Socioeducativos Têm Prazo para Adesão ao Enem PPL 2024

Órgãos Prisionais e Socioeducativos Têm Prazo para Adesão ao Enem PPL 2024

Os órgãos públicos responsáveis pela administração prisional ou socioeducativa que desejam aplicar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) têm de hoje, 30 de setembro, até o próximo dia 18 de outubro para aderir à edição de 2024 do Enem PPL.


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), é o responsável pela organização do exame. Cabe a cada estado e ao Distrito Federal, através dos respectivos órgãos de administração prisional ou socioeducativa, indicar as unidades onde o exame será realizado.


De acordo com o edital, os órgãos interessados devem enviar um ofício para o e-mail do Inep com o assunto "Adesão Enem PPL 2024", incluindo todas as informações solicitadas no modelo do edital. O documento deve ser reconhecido pelo secretário local responsável pelo órgão de administração prisional ou socioeducativa.


As inscrições para os participantes deverão ser feitas entre os dias 7 e 25 de outubro, sendo realizadas pelos responsáveis pedagógicos de cada unidade. As provas estão agendadas para os dias 10 e 11 de dezembro de 2024.


Conforme informado pelo Inep, o exame não será aplicado em unidades que não apresentem condições logísticas e de segurança adequadas, ou que não cumpram os critérios estipulados no Termo de Adesão, Responsabilidade e Compromisso.


O Que é o Enem?


O Enem tem como objetivo avaliar o desempenho acadêmico dos estudantes no final da educação básica. Ao longo de mais de 20 anos, o exame tornou-se o principal caminho para ingresso em instituições de ensino superior no Brasil, além de possibilitar acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). As notas também podem ser usadas para pleitear financiamento através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), ou para ingressar em universidades portuguesas conveniadas ao Inep.


A participação no Enem é aberta a todos que concluíram ou estão concluindo o ensino médio, com a possibilidade de participação como "treineiro" para aqueles que ainda não concluíram, utilizando a prova como uma autoavaliação de conhecimentos.

Inclusão e Oportunidade


O Enem PPL representa uma oportunidade fundamental de inclusão educacional, permitindo que jovens e adultos em privação de liberdade possam continuar seus estudos e aspirar a uma educação superior, criando perspectivas para uma vida futura mais integrada e com melhores oportunidades no mercado de trabalho.