Cinco funcionários de uma empresa que fornece alimentação para detentos no Complexo Prisional de Rio Branco foram presos nesta quinta-feira (27) ao tentarem entrar na unidade com drogas escondidas nas botas e tênis. O grupo foi flagrado pela Polícia Penal e encaminhado à Delegacia de Flagrantes (Defla).
A prisão faz parte da 7ª fase da Operação Mute, deflagrada na última terça-feira (25) para desarticular organizações criminosas e impedir a comunicação ilegal dentro dos presídios. A operação ocorreu em diversas unidades prisionais do país sob a coordenação da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).
No Acre, a ação foi realizada no Complexo Prisional de Rio Branco, na Divisão de Estabelecimento Penal de Sena Madureira e no Núcleo de Custódia Especial (UP04). Foram apreendidos 65 celulares, 45 carregadores, 39 pacotes de tabaco, além de maconha, cocaína e três objetos cortantes.
Diante das apreensões, o presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), delegado Marcos Frank, anunciou a adoção de novos procedimentos de segurança para a entrada de pessoas nas unidades prisionais.