Na manhã desta terça-feira (15), detentos da Unidade Penitenciária Evaristo de Moraes (UPEM), em Sena Madureira, receberam atendimento especial para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A ação foi conduzida pelo Instituto de Identificação e teve como foco garantir o acesso ao documento oficial para os internos que ainda não o possuíam.
De acordo com o coordenador do posto de identificação, Carlos Ferrari, o atendimento reforça a garantia de um direito básico e essencial: a identidade civil. "A carteira de identidade é essencial não apenas para garantir a cidadania, mas também para facilitar o acesso a serviços, benefícios sociais e oportunidades futuras. Isso também se aplica aos reeducandos que estão cumprindo medidas no sistema", destacou Ferrari.
Com a emissão do novo documento, os reeducandos poderão regularizar sua situação junto a órgãos públicos, além de estarem aptos a participar de programas de reintegração e ressocialização.
O posto de atendimento do Instituto de Identificação I.I.R.H.M funciona na Delegacia Geral de Polícia Civil de Sena Madureira, de segunda a sexta-feira, a partir das 7h.
A iniciativa foi recebida com entusiasmo pela direção da UPEM e reforça o compromisso das instituições envolvidas com a dignidade e os direitos dos internos, contribuindo para um sistema prisional mais humanizado e voltado à recuperação.