Entre em contato

Como o mercado de peixes da 2ª maior cidade do AC vai se manter abastecido durante período defeso

.

Por Sena News em 08/12/2024 às 14:20:49

Período de proteção de mais de 10 espécies começou no dia 15 de novembro. Mesmo com a restrição, comerciantes garantem ter estoque para atender clientes até março, quando será encerrado o período. Mais de 10 espécies de peixe não podem ser capturadas durante o período defeso

Reprodução/Rede Amazônica Acre

O peixe é um dos alimento mais apreciados em cruzeiro do sul. Principalmente, os pescados dos rios da região que, segundo os consumidores, tem um sabor especial. Mas, desde o dia 15 de novembro, dez espécies de pescados mais comuns da amazônia estão protegidas por lei e não podem ser capturadas durante o período de defeso que vai até o dia 15 de março.

???? Participe do canal do g1 AC no WhatsApp

Com isso, o peixe de águas naturais deverá deixar de ser comercializados até o encerramento do período defeso. Mesmo assim, no mercado da segunda maior cidade do acre, ainda é possível encontrar alguns peixes que estão sob a proteção de portaria do Ibama, a exemplo do mapará e do pirarucu.

Os pescadores e comerciantes fazem esforços para manter as vendas e agradar clientes como o aposentado Francisco Maia, que afirma que o peixe não pode faltar em seu cardápio.

"O peixe sempre é bem-vindo, porque o peixe hoje pra nós, ele tá sendo até um alimento mais saudável, que tem menos química", conta.

Mesmo no período de defeso, vendedores garantem pescado em Cruzeiro do Sul

O presidente da Associação dos Vendedores de Peixe do município explica que os pescados que ainda estão sendo comercializados estavam no estoque e foram capturados antes da vigência da portaria que protege as espécies.

"A gente fez uma declaração de estoque mediante o Ibama, os ogãos fiscalizadores, a gente conversou com o pessoal do Imac, conversamos com o Ibama, entramos no MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) para poder ter essa declaração, para estar comercializando esse restante de meses para tirar o estoque que a gente tem. E declarei também que nós temos três barcos para baixo, chegou um e nós ainda temos mais dois, devido que esse peixe foi capturado em outubro, uma parte vai chegar salgada, outra parte seca, e se vir peixe fresco também foi capturado nesse período, antes do defeso. Então, quando chegar eu vou acionar os órgãos fiscalizadores para estar podendo comercializar", informou Valdecir Rodrigues.

LEIA MAIS

Período defeso começa nesta sexta-feira, 15, para oito espécies na Bacia Amazônica

A previsão é que o pescado de fontes naturais acabe no mercado até o final de dezembro. Mesmo quando o pescado que foi capturado antes do período defeso se esgotar no mercado de Cruzeiro do Sul, não deverá faltar peixe no município. O presidente da associação ressalta que a piscicultura da região tem condições de abastecer o mercado durante todo período de vigência da portaria do Ibama

"Nossa piscicultura é bem forte aqui na nossa região, na região do Vale do Juruá, temos bastante peixe de piscicultura, só que tem poucas espécies. Mas o peixe que nós temos na piscicultura dá para abastecer o mercado", acrescentou.

Reveja o Amazônia Agro deste domingo, 8 de dezembro de 2024

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários