Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Acre

Mãe denuncia que filho autista foi impedido de ir à escola por falta de mediadores no interior do AC; prefeitura nega

.


Aulas em Brasiléia deveriam terminar no dia 20 de dezembro. Porém, mãe foi informada que ano letivo seria encerrado antes por falta de mediadores para crianças com necessidades especiais. Prefeitura publicou um vídeo dizendo que informação não procede. Mãe denuncia que filho com TEA e TDAH foi impedido de ir à escola por falta de mediadores

A representante comercial Pauliete Nascimento Fernandes divulgou um vídeo nas redes sociais, na última quinta-feira (5), onde denuncia que seu filho Paulo Luiz, de 6 anos, e que cursa o 1º ano do ensino fundamental na escola municipal Rui Lino, no município de Brasiléia, interior do Acre, teria sido impedido de finalizar o ano letivo por falta de mediadores. (Confira um trecho do vídeo acima)

A prefeitura de Brasiléia afirmou que a denúncia da mãe "não retrata a realidade dos fatos". (Confira abaixo o posicionamento completo)

???? Participe do canal do g1 AC no WhatsApp

Durante o vídeo, a mãe informa que o filho é diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e tem suspeita de Transtorno Opositor Desafiador (TOD). Ela afirma que foi avisada que a decisão da retirada de mediadores veio da Secretaria de Educação.

"Fui deixar meu filho e fui informada que não poderei levar ele mais para a escola amanhã, porque teve uma reunião na Secretaria de Educação avisando que todas as crianças de necessidades especiais não podem mais ir para a escola amanhã, porque a prefeitura não tem condições de pagar os mediadores", disse.

Pauliete lamenta a decisão e menciona que o filho não vai poder fazer nem a última parcial da prova do 4º bimestre.

"Não poderá participar da despedida das crianças, dos coleguinhas, porque é o primeiro ano em que ele está na escola e ele participa", lastima ela.

Mãe denuncia que filho com TEA e TDAH foi impedido de ir à escola por falta de mediadores em Brasiléia

Reprodução

A representante comercial finaliza o vídeo afirmando que irá procurar o Ministério Público do Acre (MP-AC). Em conversa com o g1, a mãe confirmou a ida ao MP e segundo ela, após a repercussão de seu vídeo, outros dois pais também procuraram o órgão e se juntaram a ela na denúncia.

Alércio Vieira da Silva é o pai de Paulo e foi a escola na manhã desta sexta-feira (6) para entender a o ocorrido junto da diretoria. Ele explica que essa situação é angustiante, já que esteve na reunião de pais para a entrega do 3º boletim e tinha sido informado que o ano letivo só seria concluído dia 20.

"Ele não fez nenhuma prova do quarto semestre, ou não nos informaram se ele estaria fazendo algum tipo de prova para poder concluir o ano letivo. Então pegou a gente de surpresa. Nós chegamos hoje na secretaria da escola e segundo eles, foi repassado da Secretaria para eles que todas as crianças com necessidade de mediador estavam passando pela mesma situação", declarou.

LEIA TAMBÉM:

Mediadores aprovados em processo seletivo da Educação cobram convocação durante ato no Acre

Denúncia aponta contratações irregulares de mediadores para autistas em escolas de cidade no Acre

Mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista denunciam falta de mediadores em escola de Rio Branco

Mais de 20 crianças com autismo estão sem mediadores nas escolas de Rio Branco, diz associação

Prefeita informou negou denúncia de mãe sobre falta de mediadores

Divulgação

Prefeitura nega

A prefeita Fernanda Assem informou que foi até à escola citada para "saber o que estava acontecendo". Ela afirma que ouviu as professoras e, que de acordo com ela, os alunos frequentaram as aulas normalmente na quinta (5) e sexta (6).

"Não é verdade essa informação de que a prefeitura não tem recurso para pagar os mediadores, porque nós temos sim. E o que está acontecendo é que hoje finaliza o calendário das avaliações. As avaliações foram feitas e as crianças estão sendo liberadas para terem suas férias, assim como todas as demais crianças também", alegou a prefeita.

Ela salientou ainda que nos próximos dias só estarão estudando as crianças que ficaram de recuperação. "Essa escola, vale lembrar também, sempre foi uma referência no cuidado com as nossas crianças. Nós temos uma equipe multidisciplinar, nós temos nossos mediadores, nós temos nossos cuidadores e nós temos o nosso professor reagente na sala de aula", afirmou.

VÍDEOS: g1

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!