Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Sena Madureira

Garis em Sena Madureira Recebem Menos que um Salário Mínimo - 3 Vereadores saem em favor dos mesmos!

os vereadores Menandro Costa (PSD), Ivoneide Bernardino (PL) e Carlos Beliza (PSD) se manifestaram em defesa dos garis, uma classe trabalhadora que enfrenta diariamente condições adversas.


Internet

Na última sessão da Câmara Municipal de Sena Madureira, os vereadores Menandro Costa (PSD), Ivoneide Bernardino (PL) e Carlos Beliza (PSD) se manifestaram em defesa dos garis, uma classe trabalhadora que enfrenta diariamente condições adversas. A proposta apresentada pelos parlamentares solicita ao prefeito municipal, Gerlen Diniz, a avaliação da possibilidade de concessão de adicional de insalubridade em grau máximo (40%) para os trabalhadores da limpeza pública.

Denúncia sobre Baixos Salários Os garis denunciaram que estão recebendo, em média, apenas R$ 1.200 por mês, um valor considerado inadmissível diante da importância e dos riscos inerentes à função. Segundo os trabalhadores, o baixo salário torna difícil a manutenção de suas famílias e não condiz com as condições insalubres e exaustivas às quais estão expostos diariamente.

Solicitação de Adicional de Insalubridade Os vereadores encaminharam um pedido formal ao prefeito para que seja analisada a viabilidade do pagamento do adicional de insalubridade em grau máximo, ou conforme Laudo Técnico que determinará as condições reais de trabalho dos garis. A justificativa para a solicitação se baseia na exposição direta desses profissionais ao lixo urbano, calor intenso e radiação ultravioleta, fatores que aumentam significativamente os riscos à saúde e à segurança desses trabalhadores.

Reconhecimento e Valorização da Categoria A proposta destaca ainda que, enquanto o Piso Salarial dos garis tramita na Câmara Federal, é essencial que o poder municipal demonstre reconhecimento e valorização à categoria. O projeto federal prevê benefícios como aposentadoria especial e a redução da jornada de trabalho para 6 horas diárias e 36 horas semanais. Diante disso, a iniciativa dos vereadores busca antecipar parte desses direitos e garantir melhores condições de trabalho aos servidores da Secretaria de Serviços Urbanos, especificamente os responsáveis pela limpeza pública.

Importância da Medida A concessão do adicional de insalubridade seria um passo fundamental para minimizar as dificuldades enfrentadas por esses profissionais, que exercem um trabalho essencial para a cidade. Além de proporcionar um salário mais justo, a medida representaria um reconhecimento do papel vital que os garis desempenham na manutenção da limpeza e da saúde pública em Sena Madureira.

Próximos Passos Agora, cabe ao prefeito Gerlen Diniz analisar a solicitação e avaliar a viabilidade do pagamento do adicional. Caso aprovado, um laudo técnico deverá ser realizado para determinar o grau de insalubridade ao qual os garis estão expostos. A expectativa é que a gestão municipal compreenda a relevância da pauta e atue em prol dessa classe trabalhadora.

A defesa dos direitos dos garis segue sendo uma pauta de grande importância, e a mobilização dos vereadores reforça o compromisso do Legislativo com a valorização dos trabalhadores que garantem a limpeza e o bem-estar da população de Sena Madureira.


garis sena madureira menos de 1 salario

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!