A PolĂcia Federal (PF-AC) e a Controladoria-Geral da União (CGU-AC) deflagraram nesta quarta-feira (11) a "Operação Demérito", focada em crimes relacionados a licitações e corrupção passiva em projetos de engenharia para rodovias estaduais no Acre. Sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos em municĂpios do Acre, Amazonas e São Paulo.
A operação também incluiu o bloqueio de bens no valor de R$ 6,6 milhões, suspensão do direito de participação em licitações e a quebra de sigilos bancĂĄrio, fiscal e telemĂĄtico. A ação envolveu 28 policiais federais e oito servidores da CGU.
As investigações começaram com a anĂĄlise de materiais obtidos na "Operação Fata Morgana", realizada em março de 2023. Segundo a PF, hĂĄ indĂcios de vazamento de informações privilegiadas, direcionamento de licitações e transferĂȘncias de mais de R$ 421 mil em pagamentos indevidos a servidores pĂșblicos.
Governo afirma compromisso com transparĂȘncia
O governo do Acre declarou, em nota oficial, que estĂĄ colaborando com as investigações, fornecendo documentos e informações necessĂĄrias. Segundo o secretĂĄrio da Sehurb, Egleuson Santiago, o Estado preza pela transparĂȘncia e agilidade na prestação de esclarecimentos aos órgãos de controle.
"Continuaremos a atuar com total transparĂȘncia para garantir que as dĂșvidas sejam sanadas e a justiça prevaleça", afirmou Santiago.
A operação é mais um desdobramento do esforço conjunto das autoridades para combater irregularidades na gestão pĂșblica e garantir a aplicação correta dos recursos federais.